Postagem em destaque

domingo, 6 de novembro de 2016

Desenvolvimento: o que vem antes de cada habilidade??



Taí uma tecla que bato com muita frequência: o desenvolvimento é hierárquico! Não dá para colocar a carroça na frente dos bois.
Já recebi crianças que o objetivo dos pais era melhorar a escrita. Ponto. E ao avaliar, percebo que a criança nem está sentando direito ainda: tem o corpo mole, deita a todo momento sobre a mesa, não consegue jogar bola e.... NÃO  COME SOZINHA!!!! Isso já com seus 6 ou 8 anos!

Papais e mamães..... comer sozinho não é só independência (que é muito importante sim), mas é o treino de habilidade motora. Aí ouço muito: "Mas se ele comer sozinho, não come, porque fica vendo a TV!"
Simples: desligar a TV.
Outro dia um pai quis me fuzilar com os olhos quando disse isso na avaliação. Falei para a criança, comer é na mesa, TV desligada... hora de comer é hora de comer! E a criança respondeu: mas meu pai também precisa desligar a TV! Claro!!!! Vamos dar o exemplo, não é?!

Sim, com o tempo poderemos retomar o telejornal, eu entendo que para muitos é o único momento de se manter informado.... mas também é um dos únicos momentos de reunir toda a família, conversar sobre o dia, e observar seus filhos!!!!

Então vamos lá: comer é na mesa, cadeira, talheres, sentado, ok?!
Mas o que isso tem a ver com a escrita?? Tudo!!! Já observaram que como seguramos o garfo é a mesma posição que seguramos o lápis? Que o movimento mão boca do alimento estimula rotação e fortalecimento de punho, essenciais para a escrita?!

E não, não vou treinar escrita, letra, coordenação, enquanto a criança tiver seu corpo perdido no espaço! Mais consciência corporal, por favor!

As escolas anteciparam a alfabetização e as crianças perderam 1 ano da exploração corporal, e por isso cada vez mais aparecem casos no consultório com dificuldades na escrita.

Esta semana encontrei um artigo de um site que acompanho de reabilitação que é muito bacana também!!!! Reab.me vale a pena vocês conferirem também!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário