Postagem em destaque

sexta-feira, 4 de março de 2016

O maior aprendizado de todos: o que você aprende tentando ensinar

"Se uma criança não pode aprender da maneira que ensinamos, então devemos ensinar da maneira que elas aprendem!" 



(Ignácio Estrada)

Leio esta frase em um dia de boas recordações, dia de olhar para trás e ver que tudo o que fiz valeu a pena e que foi reconhecido, por carinho, admiração e respeito! E lembrar que sim, precisamos entrar no mundo deles, descobrir o que se passa na cabeça deles, o que gostam, como entendem e, então, lá dentro do mundo deles começar a fazer parte, a se fazer notado, para só então mostrar algo novo, algo que faça sentido para você estar alí e, aos poucos, ensinar e trazê-los para este mundo.
É uma tarefa fácil?? Não, não é!!!!!

Lembro de um garoto que subia muitas vezes no escorregador, mas descia pela escada.... não sentava para escorregar.... e com muito tempo descobri que ele queria descer em pé e não sentado.... mas como eu sempre pedia para ele sentar (por segurança), ele desistia..... foi um risco? Foi!!!! Coração na mão!!!! Mas ele vivenciou .... e aprendeu que poderia cair!! (risos)

Mas a maior lembrança, mais saudosa e de que mais tenho orgulho..... meu pequeno príncipe de olhos azuis....gritava, se mordia, e pegava "lixos" e sucatas por toda parte..... não tinha interesse pelo parquinho, mas queria muitas caixas de papelão no tanque de areia..... foram meses repetindo aquele "brincar" sem nenhum sentido para mim, mas que criava êxtase naquele garoto..... até que uma dobradura no papelão possibilitou novas oportunidades.... o papelão passou a ter forma.... uma pá e um baú.... enchia o baú de areia e esvaziava.... Mas o que era aquilo???
Até que um dia, levei peças de lego... a areia foi deixada de lado, dando espaço ao "entulho"..... com movimento mais lento para esvaziar e maior euforia de seu criador.
Um dia de chuva.... não podia ir ao parque.... caixas de brinquedos se tornaram baús... tampas das caixas se tornaram pás.... e surgiu a interpretação!!!!!! TUDO CRIAVA UM CAMINHÃO ESCAVADEIRA E UMA CAÇAMBA DE ENTULHOS!

Comprei um caminhão, uma escavadeira.... os olhos brilharam... 5 segundos!! Não tinha graça!!! O Brincar era Montar!!!! Fazia parte!!!! Comecei então a entrar neste mundo.... fornecer materiais para explorar e criar de novas formas: fita crepe, barbantes, lego, pás, baldes, caminhos de texturas (que se tornaram caminhos por onde o caminhão passaria).... meses e meses criando, brincando, construindo e desmontando! Gritos quando a hora terminava antes do "Grand finale"... mas foi assim, no meio desta brincadeira que ensinei a pedir para ir ao banheiro, para beber agua, e que aprendi que um olhar e um abraço de despedida quer dizer:
"Eu te entendo! Muito obrigado!"

E desta vez foi a minha vez de chorar por acreditar que não era ainda o MEU "GRAND FINALE"...

E não era mesmo!!!! Vou poder estar no seu mundo novamente Meus Olhos Azuis!!!! 

Até breve!


Um comentário:

  1. A capacidade de poder entender tudo isso, se torna maior sensibilidade de tudo, amor ao próximo e ao trabalho. Saudades do menino de olhos azuis!

    ResponderExcluir