MEC disponibiliza material sobre atendimento de alunos com DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a
transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes
e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com
deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
Com este objetivo a Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância
promovem o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado,
realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que efetiva um amplo projeto de
formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
Incidindo na organização dos sistemas de ensino o projeto orienta o Atendimento Educacional
Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao FREQUENTADO nas turmas comuns
e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.
O MEC disponibilizou em 2007 uma CARTILHA INFORMATIVA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
OBSERVAÇÃO: A NOMENCLATURA CORRETA A SER UTILIZADA NA ATUALIDADE É DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E NÃO MAIS MENTAL COMO MENCIONADO EM ALGUNS PONTOS DA CARTILHA.
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